quinta-feira, 28 de junho de 2007

II Maratona Fotográfica de 24 a 31 de agosto

Walter Carvalho e Márcio RM
junto com novos artistas na II Maratona Fotográfica de Cabo Frio

Arte e fotografia vão se espalhar por Cabo Frio e fazer da cidade cenário da cultura. De 24 a 31 de agosto, a II Maratona Fotográfica de Cabo Frio trará exposições de grandes nomes da fotografia nacional e novos artistas, além de oficinas, debates e filmes para mostrar as diferentes formas desta arte. A Casa de Cultura José de Domme - Charitas - terá a exposição dos fotógrafos Walter Carvalho e Marcio RM e mostrará novas faces da Região dos Lagos, captadas pelas lentes de 10 novos artistas. É a II Maratona Fotográfica de Cabo Frio, que traz definitivamente a fotografia para o calendário da cidade.

Iniciada no ano passado, a Maratona Fotográfica de Cabo Frio apresentou o encontro da cidade com a fotografia. O evento rendeu frutos, e os trabalhos da primeira edição foram selecionados para o FotoRio 2007, o encontro internacional de fotografia do Rio de Janeiro. Em sua segunda edição, a Maratona Fotográfica quer confirmar o pioneirismo e exibir o que Cabo Frio tem em abundância: a areia. Escaldante como a juventude ou fina como talco, esteja nas dunas ou fugindo para dentro das casas, a areia será o tema a ser captados pelos olhares de 10 fotógrafos locais. O edital já está aberto para todos os amantes da fotografia que moram na Região dos Lagos. A seleção de imagens será feita pela curadora e fotógrafa Joana Mazza.

Além da exposição do trabalho dos fotógrafos selecionados, a II Maratona Fotográfica de Cabo Frio contará com dois grandes artistas brasileiros: o fotógrafo e diretor de fotografia de cinema Walter Carvalho e o fotógrafo Marcio RM. As exposições ficaram ao longo do mês de agosto e setembro na Casa de Cultura José de Domme – Charitas.

Com mais de trinta anos de estrada, participação em exposições internacionais e um notável trabalho no cinema, o fotógrafo Walter Carvalho apresentará a exposição "O Sertão é todo espera”, com imagens realizadas no semi-árido nordestino e nos sertões de Minas Gerais.

Já Marcio RM, que registra cenas do cotidiano brasileiro há mais 20 anos, apresenta a exposição “Cruzeiros” um registro de diversas festas populares, do Carnaval carioca a Festa do Divino no interior do Maranhão. Além das exposições, Walter Carvalho e Márcio RM participarão dos Encontros Registrados, palestras nas quais vão abordar o ofício de registrar fatos, personagens e sentimentos com a luz, confirmando a II Maratona Fotográfica de Cabo Frio como um espaço de troca de histórias e experiências.

Além de apresentar a cidade em cor e PB, a II Maratona Fotográfica de Cabo Frio quer atrair mais adeptos para a arte. Quatro oficinas vão transmitir os conceitos básicos da fotografia, A iniciação à fotografia será com Mariana Coli, Katxerê Medina vai abordar a história da fotografia no cinema, Paulo Orlando vai ensinar as técnicas do Pin Holle e a fotografia em estúdio será apresentada por Ana Claudia Mendes.
Cada oficina contará com 25 alunos. As inscrições serão gratuitas. Ao final, o passeio fotográfico juntará alunos, fotógrafos e amantes da fotografia para celebrar os conhecimentos adquiridos e descobrir novas paisagens.

As sessões de cinema vão evidenciar o papel da arte fotográfica nos dias atuais, contando também com a exibição de o vídeo-arte "Interferência" de Leonardo Albuquerque, produzido especialmente para o evento. O trabalho reunirá as três formas básicas das artes visuais e será apresentado e comentado pelo autor.
Entre os dias 27 e 31 de agosto acontecerão as visitas guiadas, onde toda a obra exposta será apresentada e comentada. Através desta mediação interativa, pretende-se despertar o interesse de crianças e jovens pela arte fotográfica.
As atividades acontecerão entre 24 e 31 de agosto no Charitas - Casa de Cultura José de Domme.

Com a II Maratona Fotográfica de Cabo Frio, a arte toma todos os cantos da cidade, lançando novos olhares, despertando a paixão sobre as diversas manifestações das artes visuais.

Nenhum comentário: